Fatos Sobre A Educação Brasileira Que Talvez Você Não Saiba!

Em 2016, foi publicado o resultado de uma pesquisa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), aqui estão listadas alguns pontos sobre a qualidade da educação brasileira e também algumas curiosidades.

Sabemos que matemática é uma das disciplinas que mais causam horrores nos alunos, então é esperável que boa parte dos pontos citados pela OCDE tenham a ver com matemática. Como:

  • Em quase metade das escolas do Brasil, 8 em cada 10 alunos têm desempenho abaixo do mínimo satisfatório em matemática.
  • Os alunos brasileiros de pior rendimento em matemática estudam em média apenas 3 horas por semana.
  • No Brasil, as mulheres são menos incentivadas a estudar matemática: elas têm 86% a mais de chance de ter desempenho abaixo da base mínima nessa disciplina. Estamos entre os 8 países com maior desigualdade de gênero no ensino entre os 64 países analisados.

Os pontos citados pela organização, são importantes para entendermos os problemas relacionados a educação e melhorar ainda mais o processo. Sabemos que as mudanças não ocorrem de uma hora para a outra, e que tudo que for implementado será aprimorado com o passar dos dias. Algumas curiosidades que encontrei foram:

  • No ensino superior existem 99 instituições federais, 108 instituições estaduais, 71 instituições municipais e 2.100 instituições particulares
  • Segundo o MEC, o curso superior campeão de matriculados é o curso de administração, contendo 705.690 matrículas.
  • O vestibular é uma criação brasileira. Ele foi criado em 1911 para ser um critério de seleção nas universidades e evitar problemas como nepotismo e favorecimento.

Para ver outras curiosidades sobre a educação no Brasil, veja este artigo da UOL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *